Agora é a vez da Fumebianas Nº 6, para quarteto de clarinetes, que acaba de ser composta e tem estreia prevista pelo Quarteto de Clarinetes da UFBA no Projeto Música de Agora na Bahia, no Teatro Vila Velha, Salvador, em 17 de outubro de 2012.
Na série Fumebianas (da FUMEB — Fundação Mestre Bimba) aplico as noções de interação entre música e movimento no contexto da Capoeira Regional na composição de obras de câmara, que comportam formações que vão desde instrumento solo até um ensemble de onze instrumentistas. A sexta peça, para quarteto de clarinetes, já está em andamento.
As noções de um arcabouço conceitual inferido no contexto da Capoeira Regional de Salvador são aqui aplicadas em diversos níveis do compor. Esses conceitos mobilizam um compor da Capoeira que não necessariamente se presta às literalidades e superficialidades contumazes. Os principais materiais extraídos do contexto aplicados na série são ritmos dos toques de berimbau, conteúdo melódico das canções e texturas baseadas nos modelos na Roda de Capoeira. A sonoridade pentatônica, de grande recorrência nas quadras e corridos da Capoeira, aparece durante toda a série, confrontada com um conjunto de classe de notas típico da música do século XX, engendrando uma dialética entre um contexto mais referencial e uma sonoridade externa ao contexto.
A partitura da obra está disponível na seção “Obras” e em breve disponibilizaremos a gravação.
Leave a Reply