Os dois novos artigos que publiquei no Congresso da ANPPOM nesse ano já estão disponíveis na seção Escritos.
Em m’bolumbümba: Capoeira, música e movimento em cena, Lia e eu abordamos o espetáculo m’bolumbümba: entre o corpo e o berimbau, partindo do universo da Capoeira Regional da Fundação Mestre Bimba em direção à aplicação das noções de um arcabouço conceitual inferido no contexto, discutindo a obra a partir dos níveis laskeanos do ciclo de vida da composição: ideias, materiais, implementação e obra.
Já em A noção de Ciclo em música: concepções e aplicações composicionais, esmiúço um dos conceitos inferidos no contexto da Capoeira Regional na Fundação Mestre Bimba durante minha pesquisa de doutorado: a ciclicidade. Após abordar diversas elocuções sobre ciclo na teoria, discuto algumas aplicações em obras que compus no domínio da pesquisa.
Em breve disponibilizaremos o artigo que publicaremos na Conferência Corpos (Im)Perfeitos na Performance Contemporânea, em Almada, Portugal, ainda nesse mês de setembro. O artigo se chama m’bolumbümba: abordagens sobre um universo poético oriundo das relações entre música e movimento na Capoeira e tece um discurso um pouco mais específico sobre o espetáculo e sobre a relação entre música e movimento no domínio da pesquisa.
Boas leituras!
Leave a Reply