Informações e Materiais para a turma 2017.1
Composição 3
Escola de Música da UFBA
Avaliações
Colaborações, leituras, freqüência e aproveitamento 10%
Trabalhos semanais 40%
Seminário 10%
Composições e diários 40%
Peça 1: instrumento solo, em colaboração com intérpretes. Partitura a mão.
Peça 2: quinteto de madeiras
Dúvidas podem ser remetidas a guilhermebertissolo@gmail.com
Aulas e seus respectivos focos
1. 08/05
- Introdução ao componente
- Comentários sobre os trabalhos finais de Composição 2
- Projeto de Estreia das Obras (PIBExA)
- Exercícios dirigidos 1: música espectral (https://en.wikipedia.org/wiki/Spectral_music)
- Veja o Sonic Visualizar: http://www.sonicvisualiser.org/
- Escute a música Partiel, de G. Grisey: https://www.youtube.com/watch?v=1v7onrjN6RE
- Visite a página do IRCAM: https://www.ircam.fr/#
- Veja o tutorial de Acústica do LAPPSO: http://www.dmu.uem.br/lappso/index.php?title=Acustica
- Leia o artigo de Guilherme Copini: https://drive.google.com/open?id=0B8h2vv5fIOgtX01CbnYzYnUxSHM
2.15/05
- Sobre os exercícios
- Discussão do texto de Guilherme Copini
- Audição de Vórtex Temporum: https://www.youtube.com/watch?v=rXaNFBzgDWI
- Trechos de composições dos estudantes
Trabalho 1: compor um pequeno trecho com formação livre, como exploração inicial das ideias de geração de material espectral
3. 22/05
- Sobre os exercícios
- Mais ferramentas para geração de material espectral: SPEAR, Sonic Visualizer, envelope dinâmico
- Trechos de composições dos estudantes
4. 29/05
- Sobre os exercícios
- Exercícios dirigidos 2: música textural
- Micropolifonia
- Leia o artigo sobre Ligeti: http://www.ictus.ufba.br/index.php/ictus/article/view/156
- Audição de obras representativas em música textural
- Trenodia para as vítimas de Hiroshima, de K. Penderecki: https://www.youtube.com/watch?v=HilGthRhwP8
- Atmosphères, de G. Ligeti: https://www.youtube.com/watch?v=fXh07JJeA28
- Concerto Grosso Nº 1, de A. Schnittke: https://www.youtube.com/watch?v=yaaRk0c-780
- Trechos de composições dos estudantes
Trabalho 2: compor um pequeno trecho com formação livre, com base nos conceitos de música espectral desenvolvidos na aula, usando as ferramentas disponíveis
5. 05/06
- Sobre os exercícios
- Audições:
- Lux Aeterna, de G. Ligeti: https://www.youtube.com/watch?v=Zy8SQ-LWC20
- Mais ferramentas para composição com texturas
- Trechos de composições dos estudantes
Trabalho 3: compor um pequeno trecho para grande orquestra, com base nos conceitos de música textural desenvolvidos na aula
6. 12/06
- Sobre os exercícios
- Exercícios dirigidos 3: citações musicais, poliestilismo, plunderphonics, sampleamento radical
- Audições:
- Sinfonia, L. Berio: https://www.youtube.com/watch?v=9YU-V2C4ryU. Leia sobre a peça: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/229016/mod_resource/content/1/Text%2C%20Music%2C%20and%20Meaning%20in%20the%20Third%20Movement%20of%20Luciano%20Berios%20Sinfonia%20%28HICKS%201982%29.pdf
- Concerto Grosso Nº 1, de A. Schnittke: https://www.youtube.com/watch?v=yaaRk0c-780
- Vento Noroeste, G. Mendes: https://www.youtube.com/watch?v=KTvD_avI9ZM
- Caboclo Faroeste, H. Iwao: https://soundcloud.com/henrique-iwao/caboclo-faroeste
- Improviso em Branco & Preto (Carta as Videntes), M. del Nunzio: https://archive.org/details/ca294_bidn
- Parcerias, G. Rebecchi: http://sussurro.musica.ufrj.br/pqrst/r/rebecchi/
- Entrega preliminar da primeira composição
Trabalho 4: reentrega dos trechos texturais com base nas sugestões da aula
- Comentários sobre as composições apresentadas
Trabalho 5: compor um pequeno trecho para instrumentação livre/eletrônica usando fontes sonoras pré-existentes, aplicando um princípio composicional
8. 03/07
- Entrega final das composições
- Apresentações sobre as peças
- Seminários sobre temáticas em Composição
- Exercícios dirigidos 4: polimétrica
- Participação na Workshop do Ensemble Modern
- Seminários sobre temáticas em Composição
- Apresentações sobre as peças
Trabalho 6: reentrada dos trechos com fontes pré-existentes com base nas sugestões da aula
10. 17/07
- Sobre os exercícios
- Modulação métrica
- Apresentações remanescentes
- Visita do Compositor Paulo Chagas
Trabalho 7: compor um pequeno trecho polimétrico para instrumentação livre, aplicando um princípio composicional
11. 24/07
- Sobre os exercícios
- Audição de obras representativas
- Polimétrica com compassos alinhados e andamentos proporcionais: String Quartet No. 1, de Elliott Carter (https://www.youtube.com/watch?v=WTR1vnBeXzA)
- Polimétrica com compassos desalinhados e andamentos iguais: Crippled Symmetry, de Morton Feldman (https://www.youtube.com/watch?v=KAbTzolXjNs)
- Polimétrica sem indicações de compassos, escrita em compassos regulares, movendo as acentuações e padrões: Concerto para Piano, de György Ligeti (https://www.youtube.com/watch?v=5TNApyElMoU)
- Trechos de composições dos estudantes
Trabalho 8: reentrada dos trechos polimétricos com base nas sugestões da aula
12. 31/07
- Um pouco mais sobre modulação métrica
- Novos exercícios sobre polimétrica e a dimensão rítmica
- Trechos de composições dos estudantes
Trabalho 9: compor outro trecho com ideias polimétricas, explorando os tópicos desenvolvidos em aula
13. 14/08
- Sobre as composições
- Audição de obras para Quinteto de Sopros
- György Ligeti – Ten pieces for wind quintet (1968) (https://www.youtube.com/watch?v=ysuddlMbW9U)
- György Ligeti – Six Bagatelles for Wind Quintet (1953) (https://www.youtube.com/watch?v=qIrEcMeBAAw)
- Arnold Schoenberg – Wind Quintet, Op. 26 (https://www.youtube.com/watch?v=VUEj5q43nec)
- Gyorgy Kurtag – Wind Quintet, Op. 2 (https://www.youtube.com/watch?v=vKd4G3_qQDw)
- Samuel Barber – Summer Music for Wind Quintet (https://www.youtube.com/watch?v=KBOjvIhm2Cs)
- Paul Hindemith – Kleine Kammermusik, Op. 24 No. 2 (1922) (https://www.youtube.com/watch?v=AYbX1e7NcDA)
Trabalho 10: composição final
15. 21/08
- Sobre as composições finais
Trabalho 11: composição final
16. 28/08 (Guilherme estará na ANPPOM, coordenação de Alexandre Espinheira)
- Atividade com o quarteto de cordas
- Entrega da versão preliminar da composição (por email, até as 18h)
17. Última semana, qualquer dia
- Entrega dos trabalhos finais (partituras e diários)
- Auto-avaliação
Alguns links úteis:
Flauta:
http://www.matthias-ziegler.ch/english/klangwelten/index.html,
http://www.johnmcmurtery.com
http://www.artes.ufpr.br/musica/mestrado/dissertacoes/2009/Valentina.pdf
Oboé: http://www.21stcenturyoboe.com/
Clarinete: http://www.clarinet-multiphonics.org/index.html,
http://userpages.umbc.edu/~emrich/clarinet21.html
Fagote: http://www.leslieross.net/multiphonics.html
Sax e flauta: http://www.jayeaston.com/Composers/sax_techniques.html
Trompa: http://bnelsonmusic.wordpress.com/2012/04/09/extended-compositon-techniques-for-the-horn/
Trompete: http://udini.proquest.com/view/extended-techniques-in-trumpet-pqid:1874830651/
Trombone: http://www.carnyxscotland.co.uk/projects?title=Extended%20Trombone
Tuba: http://www.philharmonia.co.uk/explore/instruments/tuba
Violino: http://extendedtechniques.com/
Viola: http://www.garthknox.org/viola-spaces.htm,
http://www.contemporaryviola.com/articles/paulgroh04.htm
Violoncelo: http://www.moderncellotechniques.com/,
http://www.lunanova.org/CelloET/index.html,
http://violoncelloxxi.wordpress.com/
Contrabaixo: http://udspace.udel.edu/bitstream/handle/19716/5505/Daino,%20Eric.pdf?sequence=1
Harpa: http://jpharp.com/composition.html
Instrumentos da orquestra: http://www.vsl.co.at/en/70/149/150/46.vsl,
http://andrewhugill.com/manuals/,
http://www.michaeljevans.net/links1.html
Violão: http://www.rafaelandia.com/8pageaccueil.htm
Piano: http://www.lunanova.org/PianoET/index.html
Diversos instrumentos: http://extendedtechniques.com/