Informações e Materiais para a turma 2017.2
Composição 4
Escola de Música da UFBA
Avaliações
Colaborações, leituras, freqüência e aproveitamento 10%
Trabalhos semanais 40%
Seminário 10%
Composições e diários 40%
Dúvidas podem ser remetidas a guilhermebertissolo@gmail.com
Atenção: os trabalhos são referidos sempre nas datas de entrega
Aulas e seus respectivos focos
1. 02/10
- Introdução ao componente
- Apresentação das obras para Quinteto de Madeiras
- Comentários sobre os trabalhos finais de Composição 3
- Sobre processo composicional
2. 09/10
- Sobre processo composicional
- Abordagens sobre materiais e processos composicionais
Trabalho 1: compor uma miniatura seguindo um planejamento rigoroso, com estrutura e materiais previamente determinados em aula
3. 16/10
- Ensaio geral com o quarteto de cordas para apresentação no Congresso da UFBA
Trabalho 2: com uma reflexão sobre o processo composicional, refletindo sua atitude e possibilidades de desdobramento
4. 20/10 (sexta-feira, 14h)
- Sobre o processo (livros “Notas, Atos, Gestos”, e “Problemas da Estética”)
- Comentários sobre os trabalhos
Trabalho 3: compor uma miniatura para instrumento solo com variação progressiva, a partir de um gesto pré-determinado em aula
5. 23/10
- Sobre o capítulo 2, Problemas da Estética
- Sobre bottom-up
Trabalho 4: desdobramento do trabalho 3, analisando o material e ouvindo a Sequenza IXa, de L. Berio
6. 27/10 (sexta-feira, 15h)
- Processos e escolhas em compositores/as: audição de obras e discussão sobre os possíveis desdobramentos
- Estudantes 1, 2, 3 e 4
Trabalho 5: compor uma miniatura seguindo um planejamento rigoroso, com estrutura e materiais previamente apresentados na aula anterior
- Processos e escolhas em compositores/as: audição de obras e discussão sobre os possíveis desdobramentos
- Estudante 5, 6 e 7
Trabalho 6: compor uma miniatura para instrumento solo com variação progressiva, a partir de um gesto apresentado na aula anterior
8. 10/11 (sexta-feira, 14h)
- Processos e escolhas em compositores/as: audição de obras e discussão sobre os possíveis desdobramentos
- Sobre os trabalhos
Trabalho 7: Entrega do projeto de composição do semestre (pré composição e forma) – peças para Orquestra de Cordas
9. 24/11 (sexta-feira, 14h)
- Seminários sobre processo composicional, materiais e técnicas: teses e dissertações do PPGMUS 1
10. 27/11
- Seminários sobre processo composicional, materiais e técnicas: teses e dissertações do PPGMUS 2
- Audições de peças para orquestra de cordas:
Requiem (1957) – Toru Takemitsu – https://youtu.be/nGgrEqYja9M
Threnody to the Victims of Hiroshima (1960) – Krzysztof Penderecki – https://youtu.be/abv0YNm8FeY
Bachianas Brasileiras N 9 (1945) – H. Villa-Lobos – https://youtu.be/G3Mj6HBbvXM
Aroura (1971) – I. Xenakis – https://youtu.be/6HmpDpZWLCw
Fantasia for Strings (1966) – Hans Werner Henze – https://youtu.be/IC5L2e9I_Pk
Ramifications (1968-69) – György Ligeti – https://youtu.be/rXbr1nyMFUc
Adagio for Strings (1936) – Samuel Barber = https://www.youtube.com/watch?v=_NEAe0XZBRA
Whispers Out of Time (1984) – Roger Reynolds – https://youtu.be/-qkTszp8C5E
Double (Grido II) (2004) – Helmut Lachenmann
11. 04/12
- Sobre as composições finais
- Sobre os Conteúdos Programáticos de Composição (http://dmusufba.com/conteudos-programaticos/)
- Audições de peças para orquestra de cordas:
Àwogbé (2010) – Paulo Cesar Santana – https://www.youtube.com/watch?v=-vu9e5Hukek
Pithoprakta (1955-6) – Iannis Xenakis – https://www.youtube.com/watch?v=nvH2KYYJg-o
12. 11/12
- Sobre as composições finais
13 e 14. Aulas tutoriais (datas e horários a combinar)
15. 18/12
- Sobre as composições finais
16. 22/01
- Entrega da versão preliminar da composição final
17. 19/02 (e-mail, até as 18h)
- Entrega dos trabalhos finais (partituras e diários)
- Auto-avaliação
Alguns links úteis:
Flauta:
http://www.matthias-ziegler.ch/english/klangwelten/index.html,
http://www.johnmcmurtery.com
http://www.artes.ufpr.br/musica/mestrado/dissertacoes/2009/Valentina.pdf
Oboé: http://www.21stcenturyoboe.com/
Clarinete: http://www.clarinet-multiphonics.org/index.html,
http://userpages.umbc.edu/~emrich/clarinet21.html
Fagote: http://www.leslieross.net/multiphonics.html
Sax e flauta: http://www.jayeaston.com/Composers/sax_techniques.html
Trompa: http://bnelsonmusic.wordpress.com/2012/04/09/extended-compositon-techniques-for-the-horn/
Trompete: http://udini.proquest.com/view/extended-techniques-in-trumpet-pqid:1874830651/
Trombone: http://www.carnyxscotland.co.uk/projects?title=Extended%20Trombone
Tuba: http://www.philharmonia.co.uk/explore/instruments/tuba
Violino: http://extendedtechniques.com/
Viola: http://www.garthknox.org/viola-spaces.htm,
http://www.contemporaryviola.com/articles/paulgroh04.htm
Violoncelo: http://www.moderncellotechniques.com/,
http://www.lunanova.org/CelloET/index.html,
http://violoncelloxxi.wordpress.com/
Contrabaixo: http://udspace.udel.edu/bitstream/handle/19716/5505/Daino,%20Eric.pdf?sequence=1
Harpa: http://jpharp.com/composition.html
Instrumentos da orquestra: http://www.vsl.co.at/en/70/149/150/46.vsl,
http://andrewhugill.com/manuals/,
http://www.michaeljevans.net/links1.html
Violão: http://www.rafaelandia.com/8pageaccueil.htm
Piano: http://www.lunanova.org/PianoET/index.html
Diversos instrumentos: http://extendedtechniques.com/