Composição 4

Informações e Materiais para a turma 2022.2
Universidade Federal da Bahia
Escola de Música

Avaliações
Colaborações, leituras, freqüência e aproveitamento 10%
Exercícios semanais 50%
Trabalho final 40%

Dúvidas podem ser remetidas a guilhermebertissolo@gmail.com

Aulas e seus respectivos focos

1. 17/08

  • Introdução ao componente curricular
  • Discussão sobre os resultados do semestre anterior

2. 24/08

  • Introdução ao tema do semestre
    • Timbre
    • Textura
    • Propostas de músicas para ouvir
    • Leitura do texto
    • O capítulo 11 do livro Materials and Techniques of 20th Music, de S. Kostka

Trabalho 1: compor um trecho de piano solo de 30seg a 1min que desenvolva um processo de adensamento gradual (produzir notas sobre o processo do exercício dirigido, as estratégias utilizadas, dificuldades, facilitadores, etc.)

4. 31/08

Trabalho 2: compor um trecho para pequena orquestra (1111;1120; percussão opcional; cordas) de 30seg a 1min explorando a técnica de klangfarbenmelodie

4. 14/09

  • Audição e debate sobre os exercícios dirigidos
  • Textura como determinante da forma
    • Ouvir a Trenodia para as vítimas de Hiroshima, de L. Penderecki, com partitura: https://www.youtube.com/watch?v=HilGthRhwP8
    • Verificar a proposta de análise do livro Materials and Techniques of 20th Music, de S. Kostka (p. 239)
    • Escrever pelo menos uma página de notas sobre a peça e a análise
  • Proposta de exercício dirigido

Trabalho 3: compor um trecho de 30seg a 1min para orquestra, utilizando a ideia de textura como determinante da forma

5. 21/09

Trabalho 4: compor um trecho de 30seg a 1min para orquestra com a noção de massa sonora e a noção de micropolifonia

6. 28/09

  • Audição e debate sobre os exercícios dirigidos
  • Discussão sobre timbre e textura e os exemplos

Trabalho 5: reentrega do trabalho 4

7. 05/10

  • Audição e debate sobre os exercícios dirigidos
  • Textura e seus desdobramentos
  • Proposta de exercício dirigido

Trabalho 6: compor um trecho de 30seg a 1min, com a contraposição de linha e blocos texturais

8. 19/10

Trabalho 8: Proposta de exercício dirigido: criação de uma nova peça a partir de uma análise gráfico-textural da peça acima. Duração: 30s a 1min.

9. 28/10 (online)

  • Audição e debate sobre os exercícios dirigidos
  • Discussão sobre o capítulo do livro de David Cope, sobre os tipos de modulações texturais
    • Sugestão de leitura: David Cope, “Texture and Modulations” in: Techniques of the Contemporary Composer. Stanford: Schirmer – Cengage Learning, 1997, pp. 99-121.

02/11 – Feriado

10. 09/11

  • Abordagens sobre as peças do trabalho final
  • Discussão a partir do capítulo do livro de David Cope, sobre os tipos
  • de modulações texturais
    • Análise e audição sobre Extrême de Lindembergue Cardoso (partitura impressa a ser trazida pelo professor) (13’)
  • Sugestão de leitura: Roberto Alejandro Pérez: Lindembergue Cardoso – Técnicas e atitudes composicionais: o estudante e o compositor. Dissertação de Mestrado) Évora: Universidade de Évora, 2009, pp. 223-230.

Trabalho 9: Proposta de exercício dirigido: Compor uma pequena peça explorando a mesma instrumentação do exercício anterior (orquestra de câmara) trabalhando sobre técnicas de modulação textural trazidas pelo capítulo de D. Cope ou inspiradas pela análise das peças supramencionadas. Pode ser uma continuação do exercício anterior. Duração: 1’ a 2’.

11. 16/11

12. 23/11

  • Abordagens sobre as peças do trabalho final

13. 30/11

  • Abordagens sobre as peças do trabalho final

14. 07/12

  • Abordagens sobre as peças do trabalho final

15. 14/12

  • Abordagens sobre as peças do trabalho final

Alguns links úteis:

Flauta: http://www.sfz.se/flutetech/index.htm,
http://www.matthias-ziegler.ch/english/klangwelten/index.html,
http://www.johnmcmurtery.com/index.php?option=com_content&view=section&id=1&Itemid=8,
http://www.artes.ufpr.br/musica/mestrado/dissertacoes/2009/Valentina.pdf

Oboé: http://www.21stcenturyoboe.com/

Clarinete: http://www.clarinet-multiphonics.org/index.html,
http://userpages.umbc.edu/~emrich/clarinet21.html

Fagote: http://www.leslieross.net/multiphonics.html

Sax e flauta: http://www.jayeaston.com/Composers/sax_techniques.html

Trompa: http://bnelsonmusic.wordpress.com/2012/04/09/extended-compositon-techniques-for-the-horn/

Trompete: http://udini.proquest.com/view/extended-techniques-in-trumpet-pqid:1874830651/

Trombone: http://www.carnyxscotland.co.uk/projects?title=Extended%20Trombone

Tuba: http://www.philharmonia.co.uk/explore/instruments/tuba

Violino: http://extendedtechniques.com/

Viola: http://www.garthknox.org/viola-spaces.htm,
http://www.contemporaryviola.com/articles/paulgroh04.htm

Violoncelo: http://www.moderncellotechniques.com/,
http://www.lunanova.org/CelloET/index.html,
http://violoncelloxxi.wordpress.com/

Contrabaixo: http://udspace.udel.edu/bitstream/handle/19716/5505/Daino,%20Eric.pdf?sequence=1

Harpa: http://jpharp.com/composition.html

Instrumentos da orquestra: http://www.vsl.co.at/en/70/149/150/46.vsl,
http://andrewhugill.com/manuals/,
http://www.michaeljevans.net/links1.html

Violão: http://www.rafaelandia.com/8pageaccueil.htm

Piano: http://www.lunanova.org/PianoET/index.html

Diversos instrumentos: http://extendedtechniques.com/

%d bloggers like this: