Informações e Materiais para a turma 2022.2
Universidade Federal da Bahia
Escola de Música
Avaliações
Colaborações, leituras, freqüência e aproveitamento 10%
Exercícios semanais 50%
Trabalho final 40%
Dúvidas podem ser remetidas a guilhermebertissolo@gmail.com
Aulas e seus respectivos focos
1. 17/08
- Introdução ao componente curricular
- Discussão sobre os resultados do semestre anterior
2. 24/08
- Introdução ao tema do semestre
- Timbre
- Textura
- Propostas de músicas para ouvir
- Leitura do texto
- O capítulo 11 do livro Materials and Techniques of 20th Music, de S. Kostka
Trabalho 1: compor um trecho de piano solo de 30seg a 1min que desenvolva um processo de adensamento gradual (produzir notas sobre o processo do exercício dirigido, as estratégias utilizadas, dificuldades, facilitadores, etc.)
4. 31/08
- Klangfarbenmelodie
- Ouvir a peça Farben, de A. Schoenberg, com partitura: https://www.youtube.com/watch?v=I9-_tVSrCqs (começa em 7:30)
- Ouvir a análise da peça: https://www.youtube.com/watch?v=tFT6NIYMF1I
- Escrever pelo menos uma página de notas sobre a peça e a análise
- Proposta de exercício dirigido
Trabalho 2: compor um trecho para pequena orquestra (1111;1120; percussão opcional; cordas) de 30seg a 1min explorando a técnica de klangfarbenmelodie
4. 14/09
- Audição e debate sobre os exercícios dirigidos
- Textura como determinante da forma
- Ouvir a Trenodia para as vítimas de Hiroshima, de L. Penderecki, com partitura: https://www.youtube.com/watch?v=HilGthRhwP8
- Verificar a proposta de análise do livro Materials and Techniques of 20th Music, de S. Kostka (p. 239)
- Escrever pelo menos uma página de notas sobre a peça e a análise
- Proposta de exercício dirigido
Trabalho 3: compor um trecho de 30seg a 1min para orquestra, utilizando a ideia de textura como determinante da forma
5. 21/09
- Audição e debate sobre os exercícios dirigidos
- Micropolifonia
- Ler o artigo sobre Ligeti: https://www.dropbox.com/s/cf9n3e5k2t4fbnl/o-som-em-movimento.pdf
- Ouvir a peça Atmosphères, de G. Ligeti, com partitura: https://www.youtube.com/watch?v=qPr4vRRQKvQ
- Ouvir a análise da peça: https://www.youtube.com/watch?v=JWlwCRlVh7M
- Escrever pelo menos uma página de notas sobre a peça e a análise
- Proposta de exercício dirigido
Trabalho 4: compor um trecho de 30seg a 1min para orquestra com a noção de massa sonora e a noção de micropolifonia
6. 28/09
- Audição e debate sobre os exercícios dirigidos
- Discussão sobre timbre e textura e os exemplos
Trabalho 5: reentrega do trabalho 4
7. 05/10
- Audição e debate sobre os exercícios dirigidos
- Textura e seus desdobramentos
- Ouvir a peça Offertorium, de Sofia Gubaidulina, com partitura: https://www.youtube.com/watch?v=xvHeTWOfL1c
- Escrever pelo menos uma página de notas sobre a peça e a análise
- Proposta de exercício dirigido
Trabalho 6: compor um trecho de 30seg a 1min, com a contraposição de linha e blocos texturais
8. 19/10
- Audição e debate sobre os exercícios dirigidos
- Introdução à análise textural através de gráficos
- Exercício de escuta e análise gráfico-textural a partir do 1º movimento da peça Voyage Into The Golden Screen de Per Norgard.
Trabalho 8: Proposta de exercício dirigido: criação de uma nova peça a partir de uma análise gráfico-textural da peça acima. Duração: 30s a 1min.
9. 28/10 (online)
- Audição e debate sobre os exercícios dirigidos
- Discussão sobre o capítulo do livro de David Cope, sobre os tipos de modulações texturais
- Sugestão de leitura: David Cope, “Texture and Modulations” in: Techniques of the Contemporary Composer. Stanford: Schirmer – Cengage Learning, 1997, pp. 99-121.
02/11 – Feriado
10. 09/11
- Abordagens sobre as peças do trabalho final
- Discussão a partir do capítulo do livro de David Cope, sobre os tipos
- de modulações texturais
- Análise e audição sobre Extrême de Lindembergue Cardoso (partitura impressa a ser trazida pelo professor) (13’)
- Sugestão de leitura: Roberto Alejandro Pérez: Lindembergue Cardoso – Técnicas e atitudes composicionais: o estudante e o compositor. Dissertação de Mestrado) Évora: Universidade de Évora, 2009, pp. 223-230.
Trabalho 9: Proposta de exercício dirigido: Compor uma pequena peça explorando a mesma instrumentação do exercício anterior (orquestra de câmara) trabalhando sobre técnicas de modulação textural trazidas pelo capítulo de D. Cope ou inspiradas pela análise das peças supramencionadas. Pode ser uma continuação do exercício anterior. Duração: 1’ a 2’.
11. 16/11
- Abordagens sobre as peças do trabalho final
- Análise e audição sobre o Quarteto de Cordas n. 2 de Georg Friedrich Haas (10 min iniciais)
- Vídeo e partitura: https://youtu.be/gnDmycfIweI
- Sugestão de leitura: Willimont. Spectral Music in String Quartet no. 2 by Georg Friedrich Haas, in: Music 7703 – Contemporary Compositional Practice, https://music7703lsu.wordpress.com/2017/04/19/spectral-music-in-string-quartet-no-2-by-georg-haas/. Acesso em 15 de outubro de 2022.
12. 23/11
- Abordagens sobre as peças do trabalho final
13. 30/11
- Abordagens sobre as peças do trabalho final
14. 07/12
- Abordagens sobre as peças do trabalho final
15. 14/12
- Abordagens sobre as peças do trabalho final
Alguns links úteis:
Flauta: http://www.sfz.se/flutetech/index.htm,
http://www.matthias-ziegler.ch/english/klangwelten/index.html,
http://www.johnmcmurtery.com/index.php?option=com_content&view=section&id=1&Itemid=8,
http://www.artes.ufpr.br/musica/mestrado/dissertacoes/2009/Valentina.pdf
Oboé: http://www.21stcenturyoboe.com/
Clarinete: http://www.clarinet-multiphonics.org/index.html,
http://userpages.umbc.edu/~emrich/clarinet21.html
Fagote: http://www.leslieross.net/multiphonics.html
Sax e flauta: http://www.jayeaston.com/Composers/sax_techniques.html
Trompa: http://bnelsonmusic.wordpress.com/2012/04/09/extended-compositon-techniques-for-the-horn/
Trompete: http://udini.proquest.com/view/extended-techniques-in-trumpet-pqid:1874830651/
Trombone: http://www.carnyxscotland.co.uk/projects?title=Extended%20Trombone
Tuba: http://www.philharmonia.co.uk/explore/instruments/tuba
Violino: http://extendedtechniques.com/
Viola: http://www.garthknox.org/viola-spaces.htm,
http://www.contemporaryviola.com/articles/paulgroh04.htm
Violoncelo: http://www.moderncellotechniques.com/,
http://www.lunanova.org/CelloET/index.html,
http://violoncelloxxi.wordpress.com/
Contrabaixo: http://udspace.udel.edu/bitstream/handle/19716/5505/Daino,%20Eric.pdf?sequence=1
Harpa: http://jpharp.com/composition.html
Instrumentos da orquestra: http://www.vsl.co.at/en/70/149/150/46.vsl,
http://andrewhugill.com/manuals/,
http://www.michaeljevans.net/links1.html
Violão: http://www.rafaelandia.com/8pageaccueil.htm
Piano: http://www.lunanova.org/PianoET/index.html
Diversos instrumentos: http://extendedtechniques.com/