Informações e Materiais para a turma 2013.1
Literatura e Estruturação Musical 1
Escola de Música da UFBa
Avaliações
Freqüência e aproveitamento 10%
Colaborações, trabalhos esporádicos, leituras e contribuições conceituais em aula 10%
Trabalhos processuais 30%
Avaliações Formais 30%
Trabalho final 20%
Dúvidas podem ser remetidas guilhermebertissolo@gmail.com
Baixe aqui o livro de Kostka & Payne, na tradução de Jamary Oliveira e Hugo Leonardo Ribeiro.
ATENÇÃO: baixe aqui o trabalho final
ATENÇÃO: baixe aqui a lista de exercícios preparatórios para a prova 3
Baixe aqui o material sobre notas melódicas
Baixe aqui o pdf sobre progressões harmônicas
1. 14/05
- Introdução ao contexto do componente curricular
- Apresentação dos estudantes
2. 16/05
- Avaliação preliminar
3. 21/05
- Revisão de teoria elementar 1
4. 23/05
- Revisão de teoria elementar 2
5. 04/06
- Tríades a 4 vozes e cifras
- Leitura: Kostka, Cap. 1-2
Trabalho 1:
Escolher duas tonalidades maiores (uma com armadura de bemól e outra de sustenido) e duas menores (uma com armadura de bemól e outra de sustenido) e transcrever os acordes de três sons de cada grau, com suas respectivas inversões. Obs: no modo menor deve-se realizar as transcrições dos acordes com e sem as alterações decorrentes das regiões (sexto e sétimo graus).
6. 06/06
- Inversões (1a e 2a) e cifras
- Leitura: Kostka, Cap. 3
7. 11/06
- Baixos cifrados com resoluções
Trabalho 2:
Realizar conduções em três tonalidades:
- 2 encadeamentos de acordes com 2 nexos
- 2 encadeamentos de acordes com 1 nexo
- Escrita a 4 vozes
- Observar as regras de condução de vozes
- Indicar os graus e inversões
8. 13/06
- Encadeamentos simples e condução de vozes 1
9. 17/06 (Genos, 15hs)
- Consultório
Trabalho 3:
Esgotar as possibilidades de condução dos baixos:
Realizar os encadeamentos dos baixos, obedecendo a cifragem:
10. 18/06
- Avaliação 1
11. 20/06
- Feriado decretado pela UFBA
12. 25/06
- Recesso São João
13. 27/06
- Recesso São João
14. 04/07
- Correção da prova
15. 05/07
- Levantamento e resolução de dúvidas sobre conteúdos desenvolvidos e sobre a prova
16. 11/07 (aula não-presencial)
- Resolução da prova em grupos
17. 18/07 (aula não-presencial)
- Resolução de baixos dados (individual)
Trabalho 4
18. 23/07
- Resolução de encadeamentos com modo menor
19. 25/07
- Acorde de sétima da dominante
20. 30/07
- Acorde de sétima da dominante: inversões e cifras
- Mais questões do modo menor
Lista de exercícios
Trabalhos 5 e 6
Baixe aqui a lista em pdf e aqui a lista em arquivo Finale.
21. 01/08
- Resoluções de baixos dados
- Levantamento de problemas e soluções
22. 05/08 (Genos, 15hs)
- Consultório
Trabalhos 7 e 8
Realizar novamente os mesmos baixos dados dos trabalhos 5 e 6
23. 06/08
- Resolução de baixos dados
- Levantamento de problemas e soluções
24. 08/08
- Prova 2
25. 13/08 (Aula não-presencial)
- Notas melódias
- Leitura: Koskta, Cap. 11 e 12
Trabalho 9
Baixe aqui a lista de baixos em pdf e aqui a lista em arquivo Finale.
Realizar os baixos acrescentando notas melódicas.
26. 20/08 (Aula não-presencial)
- Dominantes secundárias
- Leitura: Kostka, Cap. 16
- Trabalho em grupo sobre baixos dados com dominantes secundárias
Trabalho 10
Inclua uma dominante secundária em cada um dos baixos dados do trabalho 9.
27. 27/08
- Dúvidas e problemas nas resoluções de encadeamentos com notas melódicas e baixos dados
28. 29/08
- Resolução de encadeamentos com notas melódicas e baixos dados
29. 30/08 (Aula de reposição, GenosLab, 13hs)
- Progressões de acordes
- Realização de cantos dados
30. 02/09 (GenosLab, 15hs)
- Consultório
31. 03/09
- Realização de cantos dados
- Exercícios visando a prova 3
Trabalho 11
Selecionar duas sopranos do trabalho 10 e re-harmonizar, montando os acordes, selecionando as inversões, grafando e usando as regras de condução de vozes.
32. 05/09
- Prova 3
33. 09/09 (Genos, 15hs)
- Tutoriais sobre os trabalhos finais
34. 10/09
- Entrega do trabalho final
- Auto-avaliação
Bibliografia
Stone, Kurt. 1980. Music Notation in the Twentieth Century: A Practical Guidebook. New York: W.W. Norton & Company.
Abraham, Gerald. 1979. The concise Oxford history of music. London and New York: Oxford University Press.
Adams, Ricci. s.d. Musictheory.net. Disponível em musictheory.net.
Aldwell, Edward, e Carl Schachter. 1989. Harmony and voice leading. San Diego: Harcourt Brace Jovanovich.
Bordini, Ricardo. s.d. Departamento de Composição, Literatura e Estruturação Musical. Materiais Didáticos. Disponível em http://www.clem.ufba.br/materiais-didaticos.html.
Forte, Allen. 1979. Tonal harmony in concept and practice. New York: Holt Rinehart and Winston.
Gauldin, Robert. 1997. Harmonic practice in tonal music. New York: W.W. Norton.
Grove, George, e Stanley Sadie. 1980. The New Grove dictionary of music and musicians. Editado por Stanley Sadie. London Washington, D.C.: Macmillan Publishers; Grove’s Dictionaries of Music.
Kostka, Stefan M., e Dorothy Payne. 2000a. Tonal Harmony, with an introduction to twentieth-century music. 4th. Boston: McGraw-Hill.
Kostka, Stefan M., e Dorothy Payne. 2000b. Workbook for Tonal harmony, with an introduction to twentieth-century music. Boston: McGraw-Hill College.
Michels, Ulrich. 1982. Atlas de música. Madrid: Alianza.
Motte, Diether de la. 1989. Armonia. Barcelona: Editorial Labor. Trad. Luis Romano Haces.
Palisca, Claude, ed. 2001a. Norton Anthology of Western Music. 4 ed. Volume I – Ancient to Baroque. New York and London: W.W. Norton & Company.
Palisca, Claude, ed. 2001b. Norton Anthology of Western Music. 4 ed. Volume II – Classic to Modern. New York and London: W.W. Norton & Company.
Randel, Don Michael, ed. 1986. The New Harvard Dictionary of Music. Cambridge, Mass: Belknap Press of Harvard University Press.
Riemenschneider, Albert, ed. 1941. 371 Harmonized Chorales and 69 Chorale Melodies with figured bass. New York: G. Schirmer.
Zamacois, Joaquin. 1948. Tratado de Armonia. Volume 3. Barcelona: Editorial Labor.
Leave a Reply