LEM 5

Informações e Materiais para a turma 2014.1

Literatura e Estruturação Musical 5

Escola de Música da UFBa

Avaliações

Freqüência e aproveitamento 10%

Colaborações, trabalhos esporádicos, leituras e contribuições conceituais em aula 10%

Trabalhos processuais 30%

Avaliações Formais 30%

Trabalho final 20%

ATENÇÃO

Baixe aqui os resultados

Dúvidas podem ser remetidas guilhermebertissolo@gmail.com

Baixe aqui o livro de Kostka & Payne, na tradução de Jamary Oliveira e Hugo Leonardo Ribeiro.

Aulas e seus respectivos focos

1. 18/03

  • Semana de Calouros

2. 20/03

  • Semana de Calouros

3. 25/03

  • Introdução ao contexto do componente curricular
  • Apresentação dos estudantes

4. 27/03

  • Introdução à fuga

5. 01/04

  • Contraponto e polifonia
  • Contexto histórico do advento da fuga

6. 03/04

  • Uma primeira incursão analítica: a Fughetta, de A. Scarlatti

Trabalho 1

Realizar uma análise harmônica e marcar as entradas do sujeito da Fughetta de A. Scarlatti

7. 08/04

  • Uma primeira incursão analítica: a Fughetta, de A. Scarlatti

Trabalho 2

Entrega da análise completa da Fughetta de A. Scarlatti

8. 10/04

  • Os sujeitos
  • Tipos de sujeito
  • Exemplos do Cravo Bem Temperado propostos pelos estudantes

Trabalho 3:

Trazer exemplos de 5 sujeitos de Fugas do Cravo Bem Temperado, que apresentem diferentes características

9. 17/04

  • Aulas suspensas em decorrência da greve de policiais

10. 24/04

  • Participação no IV Colóquio Musical Contemporâneo

Trabalho 4:

Trazer exemplos de 5 respostas de Fugas do Cravo Bem Temperado, que apresentem diferentes características

11. 29/04

  • Discussão sobre as práticas musicas e a participação no IV Colóquio Musical Contemporâneo

Trabalho 5:

Trazer exemplos de 5 contra-sujeitos (ou contraponto livre nas respostas) de Fugas do Cravo Bem Temperado, que apresentem diferentes características

12. 01/05

  • Feriado

13. 06/05

  • A resposta
  • Tipos de respostas
  • Exemplos do Cravo Bem Temperado propostos pelos estudantes

14. 08/05

  • O contra-sujeito
  • Tipos de contra-sujeito
  • Exemplos do Cravo Bem Temperado propostos pelos estudantes

15. 13/05

  • Apresentações de análises de exposições de fugas pelos estudantes

Trabalho 6:

Apresentar três exposições de Fugas e estabelecer comparações e sínteses

16. 15/05

  • Os episódios
  • Sequências, variações, contraponto livre

Trabalho 6 – Parte 2

Apresentar três exposições de Fugas e estabelecer comparações e sínteses

17. 19/05, 11hs

  • Consultório 1

18. 20/05

  • Ainda os episódios
  • Análises de exemplos do Cravo Bem Temperado

19. 20/05, 17hs

  • Consultório 2

20. 22/05

  • Exemplos do Cravo Bem Temperado propostos pelos estudantes
  • Levantamento e resolução de dúvidas sobre a prova

Trabalho 7:

Trazer exemplos de 5 episódios de Fugas do Cravo Bem Temperado com diferentes características

21. 29/05

  • Prova 1

22. 03/06

  • Abordagens sobre os trabalhos formais
  • Questões sobre a prova

Trabalho 8

Entrega de um esboço do trabalho do seminário

23. 05/06

  • Abordagens sobre os trabalhos formais
  • Levantamento de problemas e soluções

24. 09/05

  • Consultório

25 e 26. 10/06

  • Seminário sobre Fuga
  • Apresentações das análises dos estudantes

Recesso Copa do Mundo de Futebol

27. 08/07

  • Abordagens sobre obras significativas que apresentam o processo da Fuga

28. 10/07

  • Abordagens sobre obras significativas que apresentam o processo da Fuga

29. 15/07

  • Abordagens sobre obras significativas que apresentam o processo da Fuga

30. 17/07

  • Abordagens sobre os trabalhos finais

31. 22/07

  • Abordagens sobre os trabalhos finais

Trabalho 9

Entrega de um esboço do trabalho final

32. 24/07

  • Abordagens sobre os trabalhos finais

33. 29/07

  • Abordagens sobre os trabalhos finais

Trabalho 10

Entrega parcial do trabalho

34. 31/07

  • Apresentação e entrega dos trabalhos finais
  • Auto-avaliação

Bibliografia

Stone, Kurt. 1980. Music Notation in the Twentieth Century: A Practical Guidebook. New York: W.W. Norton & Company.
Abraham, Gerald. 1979. The concise Oxford history of music. London and New York: Oxford University Press.
Adams, Ricci. s.d. Musictheory.net. Disponível em musictheory.net.
Aldwell, Edward, e Carl Schachter. 1989. Harmony and voice leading. San Diego: Harcourt Brace Jovanovich.
Bordini, Ricardo. s.d. Departamento de Composição, Literatura e Estruturação Musical. Materiais Didáticos. Disponível em http://www.clem.ufba.br/materiais-didaticos.html.
Forte, Allen. 1979. Tonal harmony in concept and practice. New York: Holt Rinehart and Winston.
Gauldin, Robert. 1997. Harmonic practice in tonal music. New York: W.W. Norton.
Grove, George, e Stanley Sadie. 1980. The New Grove dictionary of music and musicians. Editado por Stanley Sadie. London Washington, D.C.: Macmillan Publishers; Grove’s Dictionaries of Music.
Kostka, Stefan M., e Dorothy Payne. 2000a. Tonal Harmony, with an introduction to twentieth-century music. 4th. Boston: McGraw-Hill.
Kostka, Stefan M., e Dorothy Payne. 2000b. Workbook for Tonal harmony, with an introduction to twentieth-century music. Boston: McGraw-Hill College.
Michels, Ulrich. 1982. Atlas de música. Madrid: Alianza.
Motte, Diether de la. 1989. Armonia. Barcelona: Editorial Labor. Trad. Luis Romano Haces.
Palisca, Claude, ed. 2001a. Norton Anthology of Western Music. 4 ed. Volume I – Ancient to Baroque. New York and London: W.W. Norton & Company.
Palisca, Claude, ed. 2001b. Norton Anthology of Western Music. 4 ed. Volume II – Classic to Modern. New York and London: W.W. Norton & Company.
Randel, Don Michael, ed. 1986. The New Harvard Dictionary of Music. Cambridge, Mass: Belknap Press of Harvard University Press.
Riemenschneider, Albert, ed. 1941. 371 Harmonized Chorales and 69 Chorale Melodies with figured bass. New York: G. Schirmer.
Zamacois, Joaquin. 1948. Tratado de Armonia. Volume 3. Barcelona: Editorial Labor.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: