Informações e Materiais para a turma 2014.1
Literatura e Estruturação Musical 5
Escola de Música da UFBa
Avaliações
Freqüência e aproveitamento 10%
Colaborações, trabalhos esporádicos, leituras e contribuições conceituais em aula 10%
Trabalhos processuais 30%
Avaliações Formais 30%
Trabalho final 20%
ATENÇÃO
Baixe aqui os resultados
Dúvidas podem ser remetidas guilhermebertissolo@gmail.com
Baixe aqui o livro de Kostka & Payne, na tradução de Jamary Oliveira e Hugo Leonardo Ribeiro.
Aulas e seus respectivos focos
1. 18/03
- Semana de Calouros
2. 20/03
- Semana de Calouros
3. 25/03
- Introdução ao contexto do componente curricular
- Apresentação dos estudantes
4. 27/03
- Introdução à fuga
5. 01/04
- Contraponto e polifonia
- Contexto histórico do advento da fuga
6. 03/04
- Uma primeira incursão analítica: a Fughetta, de A. Scarlatti
Trabalho 1
Realizar uma análise harmônica e marcar as entradas do sujeito da Fughetta de A. Scarlatti
7. 08/04
- Uma primeira incursão analítica: a Fughetta, de A. Scarlatti
Trabalho 2
Entrega da análise completa da Fughetta de A. Scarlatti
8. 10/04
- Os sujeitos
- Tipos de sujeito
- Exemplos do Cravo Bem Temperado propostos pelos estudantes
Trabalho 3:
Trazer exemplos de 5 sujeitos de Fugas do Cravo Bem Temperado, que apresentem diferentes características
9. 17/04
- Aulas suspensas em decorrência da greve de policiais
10. 24/04
- Participação no IV Colóquio Musical Contemporâneo
Trabalho 4:
Trazer exemplos de 5 respostas de Fugas do Cravo Bem Temperado, que apresentem diferentes características
11. 29/04
- Discussão sobre as práticas musicas e a participação no IV Colóquio Musical Contemporâneo
Trabalho 5:
Trazer exemplos de 5 contra-sujeitos (ou contraponto livre nas respostas) de Fugas do Cravo Bem Temperado, que apresentem diferentes características
12. 01/05
- Feriado
13. 06/05
- A resposta
- Tipos de respostas
- Exemplos do Cravo Bem Temperado propostos pelos estudantes
14. 08/05
- O contra-sujeito
- Tipos de contra-sujeito
- Exemplos do Cravo Bem Temperado propostos pelos estudantes
15. 13/05
- Apresentações de análises de exposições de fugas pelos estudantes
Trabalho 6:
Apresentar três exposições de Fugas e estabelecer comparações e sínteses
16. 15/05
- Os episódios
- Sequências, variações, contraponto livre
Trabalho 6 – Parte 2
Apresentar três exposições de Fugas e estabelecer comparações e sínteses
17. 19/05, 11hs
- Consultório 1
18. 20/05
- Ainda os episódios
- Análises de exemplos do Cravo Bem Temperado
19. 20/05, 17hs
- Consultório 2
20. 22/05
- Exemplos do Cravo Bem Temperado propostos pelos estudantes
- Levantamento e resolução de dúvidas sobre a prova
Trabalho 7:
Trazer exemplos de 5 episódios de Fugas do Cravo Bem Temperado com diferentes características
21. 29/05
- Prova 1
22. 03/06
- Abordagens sobre os trabalhos formais
- Questões sobre a prova
Trabalho 8
Entrega de um esboço do trabalho do seminário
23. 05/06
- Abordagens sobre os trabalhos formais
- Levantamento de problemas e soluções
24. 09/05
- Consultório
25 e 26. 10/06
- Seminário sobre Fuga
- Apresentações das análises dos estudantes
Recesso Copa do Mundo de Futebol
27. 08/07
- Abordagens sobre obras significativas que apresentam o processo da Fuga
28. 10/07
- Abordagens sobre obras significativas que apresentam o processo da Fuga
29. 15/07
- Abordagens sobre obras significativas que apresentam o processo da Fuga
30. 17/07
- Abordagens sobre os trabalhos finais
31. 22/07
- Abordagens sobre os trabalhos finais
Trabalho 9
Entrega de um esboço do trabalho final
32. 24/07
- Abordagens sobre os trabalhos finais
33. 29/07
- Abordagens sobre os trabalhos finais
Trabalho 10
Entrega parcial do trabalho
34. 31/07
- Apresentação e entrega dos trabalhos finais
- Auto-avaliação
Bibliografia
Stone, Kurt. 1980. Music Notation in the Twentieth Century: A Practical Guidebook. New York: W.W. Norton & Company.
Abraham, Gerald. 1979. The concise Oxford history of music. London and New York: Oxford University Press.
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Aldwell, Edward, e Carl Schachter. 1989. Harmony and voice leading. San Diego: Harcourt Brace Jovanovich.
Bordini, Ricardo. s.d. Departamento de Composição, Literatura e Estruturação Musical. Materiais Didáticos. Disponível em http://www.clem.ufba.br/materiais-didaticos.html.
Forte, Allen. 1979. Tonal harmony in concept and practice. New York: Holt Rinehart and Winston.
Gauldin, Robert. 1997. Harmonic practice in tonal music. New York: W.W. Norton.
Grove, George, e Stanley Sadie. 1980. The New Grove dictionary of music and musicians. Editado por Stanley Sadie. London Washington, D.C.: Macmillan Publishers; Grove’s Dictionaries of Music.
Kostka, Stefan M., e Dorothy Payne. 2000a. Tonal Harmony, with an introduction to twentieth-century music. 4th. Boston: McGraw-Hill.
Kostka, Stefan M., e Dorothy Payne. 2000b. Workbook for Tonal harmony, with an introduction to twentieth-century music. Boston: McGraw-Hill College.
Michels, Ulrich. 1982. Atlas de música. Madrid: Alianza.
Motte, Diether de la. 1989. Armonia. Barcelona: Editorial Labor. Trad. Luis Romano Haces.
Palisca, Claude, ed. 2001a. Norton Anthology of Western Music. 4 ed. Volume I – Ancient to Baroque. New York and London: W.W. Norton & Company.
Palisca, Claude, ed. 2001b. Norton Anthology of Western Music. 4 ed. Volume II – Classic to Modern. New York and London: W.W. Norton & Company.
Randel, Don Michael, ed. 1986. The New Harvard Dictionary of Music. Cambridge, Mass: Belknap Press of Harvard University Press.
Riemenschneider, Albert, ed. 1941. 371 Harmonized Chorales and 69 Chorale Melodies with figured bass. New York: G. Schirmer.
Zamacois, Joaquin. 1948. Tratado de Armonia. Volume 3. Barcelona: Editorial Labor.
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